Freguesia de Castro Marim

       Castro Marim é sede de concelho. Com uma herança histórica reconhecida, que remonta aos tempos mais antigos, a freguesia concilia um pouco de tudo: presença do mar e presença serrana. 
       Diversos são os testemunhos históricos de que se orgulha a freguesia, reunidos na "mui antiga e nobre vila" de Castro Marim: 

               - Forte de S.Sebastião e Castelo de Castro Marim
               - Igreja de Nossa Sra. dos Mártires 
               - Revelim de Santo António
               - Ermida de São Sebastião

               - Ermida de São Bartolomeu

       

       Em Castro Marim situam-se, além da Escola EB1, a Escola EB 2.3, a Piscina Municipal, o Pavilhão Municipal, a Biblioteca Municipal, o Núcleo Museológico do Castelo, o Centro Interpretativo do Território, a Casa do Sal e a Casa da Música.

       A  Freguesia de Castro Marim, a segunda maior em termos de extensão, ocupa uma área de 79,4 KM2, o que significa 26,5% da área do Concelho. Em termos populacionais, é nesta freguesia do Concelho, que existe uma maior concentração de população. Em 2001 residiam na freguesia 3047 habitantes, e em 2011 este número aumenta para 3267, registando um aumento na ordem dos 7,2%. A concentração de população na freguesia, justifica-se por esta ser a sede de Concelho  e consequentemente por nela haver uma maior concentração de infraestruturas sociais