PUBLICADO EM 12 Dezembro 2017

A partir do próximo fim de semana, no Presépio de Sal, os sábados tem hora marcada com a leitura. Assim nos dias 16, 23 e 30 ás 16:00 horas na Casa do Sal há "Hora do Conto". Um momento para toda a família que tem o patrocino do ginásio de educação Da Vinci, entidade que se associou a esta Junta na animação deste espaço.
Associado ao Presépio de sal, á semelhança do ano passado, desenvolvemos uma campanha de recolha de alimentos. Pretendemos com esta iniciativa dar brilho ao Natal dos mais necessitados. Pede-se a quem visitar o presépio contribua com bens alimentares, que posteriormente serão canalizados para quem deles precisa.

PUBLICADO EM 11 Dezembro 2017

O Presépio de sal foi inaugurado numa cerimónia aberta às entidades oficiais e patrocinadores, que antecedeu a abertura ao público, e contou com a presença da vice-presidente do município, Dr.ª Filomena Sintra e da vereadora Célia Brito. O momento alto desta cerimónia foi a leitura pelo Sr. Manuel Palma de um poema alusivo ao Natal e que foi doado pelo autor a esta Junta. Este presépio tem uma área de cerca de 80m2, é composto por cerca de 3.800 figuras e foram necessárias mais de 6 toneladas de sal para a sua edificação. O rosto principal desta obra é o tesoureiro desta Junta o Sr. Andrelino Pena, autor do cenário e de muitas das peças que o compõem, e que liderou uma equipa de seis voluntários, todos castromarinenses, que durante três semanas e meia trabalharam com empenho, dedicação e muita paciência na sua elaboração. Para este bom resultado muito contribuíram a firma Mascarenhas & Mascarenhas que forneceu, pelo segundo ano consecutivo, a título gratuito, o sal, as firmas Domingos & Vítor e Agostinho & Filhos que forneceram o material necessário para a construção da estrutura que suporta o presépio, e à Associação Amendoeiras em Flor e equipa do presépio de Vila Real de santo António que cederam algumas figuras que ajudaram a compor o cenário. Ver Fotos

PUBLICADO EM 11 Dezembro 2017

Cumprindo-se a tradição a Junta de Freguesia de Castro Marim deu inicio às celebrações natalícias com a abertura da Casa do Natal, este ano sediada na Casa do sal.
No passado sábado as ruas da vila foram percorridas pelo Desfile de Natal que partiu da sede da Junta e teve como destino a Casa do Sal, cabendo ao Pai Natal a abertura da exposição do Presépio de Sal. Sendo acompanhado por muitos populares este desfile teve a preciosa colaboração da Banda Misical Castromarinense, do Clube do Rio Seco, do Clube da Junqueira e os sempre presentes Grupo de Motard's os Piratas. Muito agradecemos estas participações que ajudaram a dar brilho ao evento, com muita alegria e juventude.
Ver Fotos

PUBLICADO EM 5 Dezembro 2017

Publicação do Jornal do Baixo Guadiana

"Vitor Esteves é o presidente da junta de freguesia de Castro Marim que decidiu investir este ano num presépio que marcará de forma distinta a quadra natalícia. “O ano passado já tínhamos introduzido o sal no nosso presépio, mas a abordagem este ano é completamente nova e duplamente maior”, confirma-nos este autarca socialista, reeleito em Outubro para segundo mandato em terras castromarinenses.

Se em 2016 a afluência do público foi grande, este ano as expetativas são mais elevadas, pois “o presépio está numa casa da Cultura que antes do ser foi, também, um armazém de sal”. Há alma do sal num espaço reconvertido numa parceria entre câmara municipal de Castro Marim e Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA e que está sob a gestão da empresa municipal «NovBaesuris». Para a entidade que organiza esta ação natalícia “é muito importante contarmos com o apoio da empresa municipal que nos abre as portas porque este é um espaço nobre de cultura e que evoca o nosso património, fazendo agora o nosso presépio jus ao seu legado”. O autarca não esquece, igualmente, “a centralidade geográfica deste lugar na vila medieval, que torna o presépio mais acessível aos visitantes”. Visivelmente satisfeito por poder organizar a sua «Casa do Natal» na «Casa do Sal», conta-nos “que toda a dinâmica de atividades dentro do espaço será envolvida pela história do «ouro branco» de Castro Marim. “Vão ser várias iniciativas a pensar nos vários públicos que nos visitam”, antecipa o autarca, que salienta a importância dos diferentes colaboradores neste processo.o de Sal

No total são seis pessoas envolvidas na construção deste presépio que conta ao comando com Andrelino Pena; mentor e criativo de todo o processo. “Sem a ajuda dos meus colaboradores não seria possível, mas o entusiasmo é grande”, confessa ao nosso jornal Andrelino Pena que é sobejamente conhecido pela sua capacidade artística e criativa.

Grande parte das figuras deste presépio são da propriedade de Andrelino Pena, sendo muitas da sua autoria. Com um gosto grande para as manualidades, garante-nos que a sua oficina é lugar de “muito trabalho, criatividade, mas também de vontade em contribuir com qualidade para a figuração tão importante como a que representa um presépio”.

Sete toneladas de sal, cerca de 4 mil peças, um mês e muitas horas de trabalho depois está em vésperas de inaugurar este presépio vestido de branco do sal artesanal de Castro Marim.

A inauguração está marcada para o dia 9 de dezembro, pelas 16h30. Antes a Junta de Freguesia de Castro Marim promove o habitual Desfile de Natal pela vila, com partida da Rua 25 de abril, em frente à Junta de Freguesia, pelas 15h30.

O Presépio de Sal está patente ao público até ao dia 6 de janeiro e pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, que funcionará entre as 15h00 e as 18h00.

A nível institucional, para além da parceria da empresa municipal NovBaesuris, a junta de freguesia conta com a colaboração da câmara municipal castromarinense para este presépio tão original quanto revelador dos recursos endógenos do concelho de Castro Marim."

PUBLICADO EM 24 outubro   2017

Ontem, 23 de outubro, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, realizou-se a sessão de Instalação da Assembleia da Freguesia de Castro Marim.
Perante um numerosa plateia, na sua maioria nossos fregueses, foram empossados os seguintes elementos para o quadriénio 2017/2021:
EXECUTIVO:
Presidente: Vítor Manuel Gaspar Esteves (PS)
Secretária: Maria Filomena Correia Ribeiro Pena Madeira (PS)...
Tesoureiro: Andrelino Cabrita Pena (PS)
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
Presidente: António Gomes Saloio (PS)
1º Secretário: Alda Maria Trindade Nunes dos Santos (PS)
2º Secretário: Orlando João Bonança Caldeira (PS)
Assunção da Silva Paço (PS)
Joaquim Manuel Torrado Evangelista (PS)
Diane Currito Romão Valentim (+ Humano- PPD/PSD-CDS/PP)
Luís Manuel Godinho Gomes (+ Humano- PPD/PSD-CDS/PP)
Ana Maria Correia Bandeira (+ Humano- PPD/PSD-CDS/PP)
Paulo Ricardo Segura de Sousa (CM1)

Ver Fotos

PUBLICADO EM 16 Novembro   2017

Presépio de sal
No ano passado, esta Junta, integrado no evento “casa do Natal” criou o já tradicional presépio gigante. A novidade dessa edição foi a utilização como base de construção o nosso produto de excelência, o sal.
Devido ao sucesso e projeção alcançados, quer junto da nossa comunidade, quer junto dos visitantes, este executivo tomou a decisão de voltar a apostar este ano na construção do “presépio de sal”.
Muitos foram os fregueses que manifestaram a sua preferência pela ocupação de outro espaço por parte deste projeto, apontando-se a ”Casa do Sal” como cenário ideal.
Atendendo que no passado já teria sido posta esta possibilidade ao município, não sendo possível por razões de agenda que o mesmo aí se realizasse, voltamos neste inicio de mandato propor a cedência do espaço.
Tendo consciência que o pedido foi efetuado muito próximo do período de inicio dos trabalhos de construção do presépio. Ponderando ainda que a programação do espaço poderia não permitir a ocupação pretendida, compreenderíamos, conforme manifestamos á Sr.ª vereadora Filomena Sintra na reunião de 27/10, que esta cedência não tivesse deferimento. Servindo no entanto este contato para que se ponderasse a sua utilização no Natal de 2018.
Ficámos de veras satisfeitos por esta possibilidade que nos é dada para voltarmos a dar um forte contributo à promoção da nossa terra e do sal. Temos plena consciência da responsabilidade deste evento e estamos certos que, todos juntos, iremos trabalhar para dar brilho ao Natal de Castro Marim.
Este pode ser um bom exemplo de como várias entidades podem cooperar, com sentido construtivo e responsável, com um único objetivo: promover Castro Marim. A Junta de Freguesia de Castro Marim, enquanto promotora do evento, o Município de Castro Marim, enquanto proprietária do espaço, e a Novbaesuris, enquanto gestora do mesmo, estou certo que tudo farão para o sucesso desta iniciativa. Aos funcionários destas entidades, envolvidos direta ou indiretamente neste projeto, agradecemos o empenho e dedicação.

 

PUBLICADO EM 16 outubro   2017

Irá realizar-se, na próxima segunda-feira, dia 23, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim,o ato da instalação da Assembleia de Freguesia de Castro Marim.

PUBLICADO EM 9 julho   2017

No dia da Freguesia, como vem sendo habitual, falou-se um pouco da nossa história, tivemos poesia, música e dança. Pelo palco desfilaram gerações unidas pelo mesmo orgulho de pertencerem a esta terra com história e com um rio onde se retira uma das suas maiores riquezas económica, patrimonial e cultural…o sal …
A cerimónia destina-se a enaltecer o orgulho de ser castromarinense. Homenageamos pessoas que pela sua dedicação, persistência e amor à terra se distinguiram ao longo do tempo, deixando a sua marca na nossa sociedade tornando-se por isso merecedoras do tributo que receberam. 
Foram distinguidos os seguintes cidadãos:


Ernesto Gregório Pires recebeu a medalha de dedicação:

Era ainda uma criança de 12 anos quando deixa de brincar e começa a trabalhar nas obras, com o pai que era pedreiro.

Mantém-se nesse trabalho até ir para a tropa e ainda algum tempo depois de regressar. Até que decide inscrever-se na PSP onde ingressa. É colocado ao serviço primeiro em Lisboa depois em Angola passando também pelos Açores.

Mais tarde é promovido e colocado em Vila Real de Santo António, onde casa e constitui família.

A vida familiar e o nascimento dos dois filhos, faz renascer o gosto de montar presépios, que lhe havia ficado do tempo de escola, e que se transforma numa tradição que envolve a família em cada Natal… a ida ao musgo a compra de novas imagens e peças bem como a mecanização das mesmas vai-se tornando uma tradição familiar, fazendo crescer de ano para ano o presépio de casa, até este acabar por sair fora de portas.

Em 1998 monta o primeiro presépio fora de casa: na Igreja de São Sebastião, numa iniciativa com o objetivo de angariar fundos para um grupo de crianças da terra  irem numa peregrinação a Fátima. A iniciativa foi um sucesso e manteve-se durante quatro anos, até que em 2002 é convidado para montar o presépio de VRSA. Por lá se mantém até 2009 altura em que  abandona o projeto.

Depois de algum tempo de interregno é convidado pela Junta de Freguesia de Castro Marim para montar um presépio na vila, que inicialmente foi montado nas instalações da antiga CGD. De então para cá todos os anos o presépio da vila de Castro Marim tem crescido em tamanho, qualidade e inovação, que se reflete num crescente de visitantes de ano para ano.


Manuel Honrado Nogueira Aquilino (Manuel d’Agua) , foi agraciado com medalha de mérito:

Seu pai era proprietário de um forno onde cozia cal para a indústria e a mãe era doméstica. Para ajudar a economia familiar os filhos com tenra idade começavam a ajudar nos trabalhos do forno. A sua infância foi pois mais uma das infâncias roubadas pela necessidade de trabalhar. Até completar a 4ª classe foi crescendo entre a escola e o trabalho no forno para ajudar o pai.

Aos 18 anos ruma a Lisboa onde trabalhou nos fornos industriais e numa fábrica de materiais de construção. Mais tarde regressa a Castro Marim onde ingressa na Câmara Municipal como canalizador, à data o único dos serviços de água da câmara, que lhe granjeou o nome de Manel D’Água, pelo qual ficou para sempre conhecido.

Entretanto casa e constitui família e paralelamente ao seu trabalho de canalizador, abre com a esposa, no local onde são hoje as instalações do motoclube, uma pequena tasca com o nome bar restinga, nome esse proveniente de uma equipa de futebol à qual estava ligado e dava apoio.

Quando nasce o segundo filho ele e a esposa resolvem alugar o bar restinga e cerca de 5 anos mais tarde decidem abrir um pequeno restaurante com o nome “fornalha das tapas” que rapidamente cresce e se transforma oficialmente no Restaurante O Manel D’agua.

Na verdade Manuel Aquilino ou Manel d’água como todos o conheciam, era um homem dos sete ofícios e de uma habilidade invejável, os seus tempos livres eram todos empregues na edificação e melhoramento do restaurante. Não conseguia estar parado diz quem o conhecia. E o seu tempo era passado entre o trabalho de canalizador da Câmara e o trabalho no restaurante Manuel Aquilino não tinha nem fins de semana nem férias…estava sempre em movimento

O Restaurante Manel d’água, um projeto e negócio familiar, cresceu em tamanho e em qualidade de tal forma que se transformou numa referência de Castro Marim para muitos turistas nacionais e estrangeiros que nos visitavam muitas vezes propositadamente para vir comer o peixe assado especialidade da casa.


Adelino António Pádua Simão distinguido com a Medalha de Honra:

Nascido numa família de salineiros foi ainda criança com oito ou nove anos que começou a ajudar o pai nas lides do sal.

Tomou-lhe o gosto e fez do sal a sua vida. Foi de resto o único dos onze irmãos e irmãs que abraçou a paixão da extração do sal que herdou de seu pai.

Ainda tentou trabalhar na construção mas rapidamente desistiu para retomar o trabalho de salineiro.

O sal entranhou-se de tal forma na sua vida que até o seu casamento a ele se deve…já que é durante o período que vai trabalhar nas salinas da Fuzeta que conhece a rapariga com quem viria a casar.

Trabalhou trinta e três anos para uma empresa de Olhão que fazia a extração mecanizada de sal. E quando saia do seu trabalho nas salinas ainda arranjava tempo para ajudar o pai nas salinas onde este fazia a extração manual de sal.

 Ao longo da sua vida foi aperfeiçoando a arte de ser salineiro e ainda hoje há quem recorra aos seus conhecimentos para tirar dúvidas no que se refere ao sal e à sua extração.

O sal elemento da natureza invisível na sua união profunda com a água… cuja invisibilidade só a força do sol intenso põe a descoberto, para nos deliciar com a sua singela e fascinante brancura…deixou o seu cunho neste homem que aos oitenta e um anos nos cativa pela sua genuinidade e simplicidade.

 Parco em palavras mas com um olhar profundo que reflete a paixão pela arte que questões de saúde obrigaram a deixar… ele tal como sal dá sabor à História desta terra e destas gentes.


A noite foi encerrada com a actuação do grupo Musicorum Algarve, que nos encantou com a sua musica. Ver Fotos

PUBLICADO EM 9 julho   2017

A homenagem devida e merecida aos combatentes do Ultramar, do concelho de Castro Marim, foi prestada com a inauguração do monumento, no dia 8 de Julho, Dia da Freguesia de Castro Marim.

É um ato de elevado sentido Patriótico, lembrar aqueles que, no teatro de operações, se bateram como heróis, e demonstrar respeito e gratidão por todos os que cumpriram o seu dever para com a Pátria.

Esquecer ou Ignorar o sacrifício que esses combatentes fizeram, seria uma ofensa e uma intolerável amargura para quem deu o melhor de si mesmo, e alguns o bem mais precioso que tinham - a sua própria vida.

Jovens que na flor da idade, com sonhos e projetos que ficaram, uns por realizar para sempre, e outros adiados à espera de melhor oportunidade. Jovens que na sua maioria não foram voluntariamente combater, viram-se transportados para o desconhecido, e que apesar da instrução recebida, dificilmente estariam preparados para o que os esperava.

Esta é também uma homenagem às nossas Mulheres que, na retaguarda da Metrópole distante, aguentaram e sofreram a angústia dos medos, da saudade e, infelizmente para muitas, a morte dos seus queridos pais, filhos, maridos, noivos ou irmãos. E que, para muitos que regressaram, serviram de suporte para superar os traumas psicológicos e físicos que a guerra semeou.

Este é um monumento que pretende evocar todos os castromarinenses que participaram neste conflito, não só os da nossa freguesia mas os de todo o concelho, porque houve muito poucas famílias que não foram tocados por esta guerra. E vem preencher um vazio que o poder politico desta terra teimava em ignorar. Nele estão em relevo seis nomes de seis dos nossos que não regressaram: Adriano Martins Fernandes, Arnaldo Manuel Cavaco Gomes, Joaquim Corvo Trindade, Manuel Vicente Horta Correia, Tomás António Anjos Nobre e José Trindade Anica. Para eles e seus familiares vão os nossos sentimentos de solidariedade na dor, e curvamo-nos em sinal de respeito pelo preço que tiveram de pagar. Ver Fotos

PUBLICADO EM 3 julho   2017

O dia 8 de Julho é a data em que se celebra o “ Dia da Freguesia” de Castro Marim.
Neste dia, esta Junta de Freguesia presta homenagem aos combatentes do Ultramar. Para o efeito vai erguer um monumento na Rua S. Sebastião, junto às escolas primárias. A cerimónia tem início marcado para as 9:30, no átrio da igreja Matriz desta vila, onde se realizará um serviço religioso em honra dos combatentes, estando a inauguração do monumento previsto para as 11:15.
À semelhança das anteriores edições as celebrações deste dia irão culminar com uma cerimónia solene a realizar no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 20:30, onde serão distinguidos alguns cidadãos e será animada com várias representações artísticas.

PUBLICADO EM 1 julho   2017

O Presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Vítor Esteves, tem a honra de convidar todos os Combatentes do Ultramar, seus familiares e amigos, para assistirem à cerimónia da inauguração do Monumento em sua honra no próximo dia 8 de Julho de 2017 (sábado), na Rua de S. Sebastião, junto às Escolas Primárias, em Castro Marim.
Programa:
09:30h—Receção no átrio da Igreja Matriz
10:00h—Missa em honra dos Combatentes do Ultramar
11:15h—Concentração junto ao Monumento

PUBLICADO EM 28  junho   2017

A sede dos Leões do Sul Futebol Clube, em São Bartolomeu do Sul foi, pelo segundo ano, palco da “Festa da Espiga”. No passado dia 25 de maio foi perante uma plateia entusiasmada e que encheu a sala para desfrutar de uma tarde onde se evocaram as tradições ligadas ao dia da espiga. Distribuíram-se os tradicionais ramos, foram declamados poemas, houve baile e lanche convívio. A animação e alegria foram uma constante.
A Junta de Freguesia de Castro Marim agradece a colaboração dos Leões do Sul Futebol Clube, ao grupo Poetas do Guadiana e à Associação Mito Algarvio, parceiros nesta iniciativa. Apresenta-mos igualmente os nossos agradecimentos aos que nos deram o prazer da sua companhia pois só assim as coisas têm sentido.
Ver Fotos

PUBLICADO EM 18 junho   2017

A partir do próximo dia 20 (terça-feira) e até 31 de agosto cinco artistas castromarinenses vão animar as noites de Verão da nossa vila. Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim vai percorrer todos os estabelecimentos ligados à restauração, abertos à noite. Estas actuações realizam-se entre as 21:00 e as 22:30 todas as terças e quintas-feiras( excepto dia 15/8-Nossa Senhora Mártires, e dia 24/8-Dias Medievais?). Estão TODOS convidados e tragam a família e amigos.

PUBLICADO EM 16 junho   2017

Tem sido muito positiva cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Castro Marim e a Junta de Freguesia de Castro Marim. Esta tem no projecto "Casa do Natal" a sua face mais visível para a nossa comunidade, uma vez que os trabalhos das salas do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, têm grande relevo na decoração do espaço ocupado com o presépio.
Dentro desta cooperação a Junta apoia estas salas com o material, seleccionado pelos docentes, que lhes permite realizar alguns dos Projectos lectivos. 
À direcção do agrupamento, seus docentes, auxiliares e alunos, bem como aos encarregados de educação, este executivo agradece a disponibilidade.

PUBLICADO EM 13 junho   2017

Na noite do dia 12, noite de Santo António, as marchas saem à rua. No nosso caso saem à praça. 
E assim foi. Com a nossa praça engalanada a preceito e muito bem composta, as marchas da Junta de Freguesia de Castro Marim e da Banda Castromarinense desfilaram para delicia dos presentes, enchendo a noite de cor e alegria.
Este é um projeto da Junta de Freguesia, que já leva 5 anos de atividade, e este ano teve como parceiro a Banda Castromerinense, que tivemos o prazer de apoiar nas necessidades que uma tarefa destas exige.
Esta noite foi possivel voltar a ouvir as quadras de São João, que outrora animavam a terra na época dos santos. Graças à pesquisa do sr. António Salvador, ao trabalho de ensaio e orientação do prof. Pedro Oliveira Tavares e às dicas da D. Emilia Rosa a quem a Junta agradece, bem como ao resto de cantores, o esforço e empenho para esta apresentação.
Houve ainda tempo para um pezinho de dança com a musica de Sérgio Conceição.
Obrigado a todos pela presença e participação.

PUBLICADO EM 4  junho   2017

Ontem foi concretizado um sonho da família Salvador.
Após alguns anos de espera da resposta por uma cadeira adaptada às necessidades da Iara, e tendo o executivo desta junta conhecimento do arrastar da situação, foram tomadas várias iniciativas para se tentar resolver este problema.
Quis o destino que a família Lopes se cruzasse connosco e, como uma luz trouxesse uma renovada esperança para esta menina.
Saídos de um dos piores episódios, para quem é pai, que foi a perda de um filho, esta família resolveu transformar a sua dor em energia positiva. Custearam, com fundos vindos de apoios aos tratamentos do seu filho Salvador, a cadeira da Iara Salvador.
A esta família de enorme estatura humana apresentamos a nossa eterna gratidão. O Miguel Lopes, a Sofia e a Sol estarão sempre no nosso coração.

PUBLICADO EM 3  junho   2017

TERTÚLIA SOLIDÁRIA um  evento que teve como objectivo a angariação de donativos que se destinam a minimizar um conjunto de necessidades sentidas em Cabo Verde, e que serão entregues por um grupo de jovens, que em Julho irão integrar um projecto de voluntariado- Associação Ser+ Dar+ - Projecto VIVE Cabo Verde.

A Tertúlia teve a participação dos poetas do Guadiana e dos acordeonistas do Mito Algarvio.

A informação sobre os bens necessários poderá ser consultada no cartaz em anexo, e os donativos poderão ser entregues em vários pontos do concelho, nomeadamente na Junta de Freguesia de Castro Marim. Ver Fotos

PUBLICADO EM 30 maio  2017

No passado domingo, dia 28 de maio, decorreu, na localidade de Monte Francisco, a II Corrida de Carrinhos.
Nesta que foi uma tarde bem animada não faltou a adrenalina, a velocidade e a diversão não só de quem participou mas também, das centenas de pessoas que vieram assistir a esta prova.
Na categoria de juniores, o vencedor foi João Romeira no seu “BMW”, seguido de Duarte Cristo “Campesino RFC”, terminando com Jorge Fernandes “Salvado”.
Na categoria de seniores, o 1º lugar pertenceu ao Marco Gonçalves “Bombeiros de VRSA”, o 2º classificado foi Bruno Nogueira “VPM Cavernícolas” e em 3º, Vítor Nunes no seu “Porsche Martini”.
Este ano pela primeira vez, esta prova incluiu a categoria das TRIKES, onde o grande mestre Ramiro Gonçalves ocupou o lugar mais alto do pódio, seguido de Nuno Emídio em 2º lugar, e Mário Ribeiro em 3º.
Decidiu o júri, que o carro mais original foi o de Duarte Fernandes “Desgovernado”.
A II Corrida de Carrinhos é uma organização conjunta da Junta Freguesia Castro Marim e do Campesino Rfc que contou com o apoio de diversos patrocinadores.
Ver Fotos

PUBLICADO EM  21 maio   2017

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA II CORRIDA DE CARRINHOS DO MONTE FRANCISCO.
Este ano a prova da corrida de carrinhos de Monte Francisco tem como novidade, um concurso de fotografia que decorrerá em paralelo com o  mesmo. Ver regulamento

PUBLICADO EM 16 maio   2017

O passado de domingo encheu-se de solidariedade na vila de Castro Marim. Numa iniciativa inédita, o grupo The People Up organizou um dia que foi preenchido por inúmeras actividades e animações destinadas a todas as classes etárias. O objectivo foi promover a solidariedade na nossa comunidade e os valores angariados, destinam-se a equipar a sala multi-deficiências da nossa escola EB23.
Muitos parabéns a todos os envolvidos e o nosso muito obrigado aqueles que contribuíram.

PUBLICADO EM 11 maio   2017

Todos os anos Córdova enche –se de flores celebrando a primavera. Tudo começa com um desfile conhecido como a “Batalha das Flores”, seguido pelo concurso chamado “Los Pátios de Córdoba” ou “Fiesta dos pátios”. Durante as duas semanas que seguem esses eventos, a população de Córdoba abre as portas de seus átrios particulares numa competição para ver quem tem o mais bonito e melhor conservado. A escolha é feita por votação de especialistas em botânica e historiadores, e o vencedor é reconhecido, não só com um prémio financeiro, mas também com o prestígio e a admiração de ter o melhor pátio da cidade.

PUBLICADO EM 26 abril  2017

No passado fim-de-semana, esta Junta promoveu uma visita a várias povoações da Serra de Cadiz. Da Rota do Povos Brancos podemos explorar alguns dos atrativos de Ubrique, Grazalema, Ronda e Setenil de las Bodegas.

Foi mais um fim-de-semana em que a amizade e o convívio imperaram. Ver Fotos.

PUBLICADO EM: 18 abril 2017

A Junta de Freguesia de Castro Marim numa parceria com o Campesino Recreativo Futebol Clube, estão a organizar a segunda prova de corrida de carros de rolamentos, intitulada «I! Corrida de Carrinhos», que irá decorrer no dia 28 de Maio, na localidade de Monte Francisco.

 

Ficha de inscrição
Regulamento

 

PUBLICADO EM 17 abril 2017

Pelo 3º o consecutivo as celebrações da Páscoa encerraram com um concerto da Banda Musical Castromarinense .
Pela 1ª vez este concerto realizou-se na Igreja Matriz da nossa vila, onde foi possível apreciar várias marchas solenes que muitas vezes são tocadas durante as procissões.
Foi mais um momento sublime proporcionado por excelentes músicos dirigidos pelo maestro Bruno Correia, que contou com a ajuda do Padre Flávio. 

PUBLICADO EM 17 abril 2017

No passado dia 15 de Abril, realizou-se mais um mercadinho “Páscoa Doce” onde não faltaram os tradicionais folares, os chocolates, o artesanato local e as pinturas faciais.
No workshop de doçaria orientado pelo Filipe Vaz, as crianças mostraram as suas habilidades.
A animação musical esteve a cargo de David Pedro.
Ver fotos

PUBLICADO EM 27 março  2017

No passado mês de Outubro, esta Junta lançou uma campanha que visava apoiar a IARA SALVADOR a conseguir uma cadeira adaptada às suas necessidades. Muitos foram os que contribuíram para esta causa, com a entrega de tampinhas. A nós juntaram-se a boa vontade do Grupo de Dança SPLASH e do Campesino RFC, para a realização do espetáculo solidário para a angariação de fundos para o mesmo objetivo. A todos, a família da IARA SALVADOR agradece o esforço, a dedicação e o empenho por esta causa.
No entanto, a vida tem caminhos misteriosos e quis o destino que na passada semana uma família solidária  sensibilizada pela nossa campanha e com o coração do tamanho do mundo, se tenha disponibilizado a custear a aquisição da cadeira na sua totalidade.
Com este enorme gesto de amor ao próximo, o nosso objetivo está alcançado.
Assim, do projeto "dê uma tampa" e dos fundos angariados serão em breve dadas novas informações à população.
Agradecemos a solidariedade demonstrada pela população. Agora foi a IARA, amanhã pode ser um de nós. Contem connosco para ajudar naquilo que nos for possível.

PUBLICADO EM 22 março  2017

No passado fim-de-semana decorreu a tradicional visita ao Santuário de Fátima.
Visitámos ainda a vila de Óbidos que guarda séculos de história entre as suas muralhas e Peniche que é uma zona de inúmeras belezas naturais

PUBLICADO EM 13 março  2017

Tal como pretendíamos já se encontra aberta a conta de apoio à IARA SALVADOR. IBAN PT50 0035 0234 0000 8197 1306 1

A Iara é uma menina de 11 anos que necessita de uma cadeira de rodas adaptada às suas necessidades, tendo já sido requerida às entidades competentes há algum tempo, mas até ao momento a família não obteve qualquer resposta.

No espectáculo de solidariedade do passado dia 11,organizado por esta Junta de Freguesia, com o apoio do Grupo de Dança Splash e do Campesino Rfc , foram angariados 350.50€, montante com o qual se procedeu à abertura da referida conta, reforçando-se com mais um donativo de 50€, que perfaz a quantia de 400,50€, valor do saldo actual.

Decorre em simultâneo uma recolha de tampinhas desde Outubro de 2016, o que já permitiu a entrega de 1,5 toneladas para o projecto "Dê uma Tampa".
Quem quiser apoiar junte-se a nós nesta causa.

PUBLICADO EM 8 março  2017

O Dia da Mulher é a comemoração das conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres ao longo dos anos. Esta Junta de Freguesia tem por tradição marcar esta data com um presente simbólico: Uma flor.

PUBLICADO EM 4 março  2017

Esta tarde, recebemos na Junta de Agricultores da Junqueira o Dr. Vítor Hugo Palma, presidente da AISMA- Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, e a Enf.ª Célia Brito, numa extraordinária sessão "Não há saúde sem saúde mental". Esta, contou com uma sala cheia de pessoas interessadas pelo tema

A iniciativa é da responsabilidade da AISMA, e teve o apoio da Junta de Freguesia de Castro Marim, uma Junta mais perto de si!

PUBLICADO EM 2 março  2017

Iniciou  hoje uma parceria desta Junta de Freguesia e da Nutri-Quântica que consiste na realização de rastreios de saúde gratuitos à população, para avaliar possíveis carências nutricionais e as formas de as poder corrigir e/ou prevenir algumas patologias tais como acne, ansiedade e pânico, depressões, alcoolismo, alergias, anemia, artrites, asma, colesterol, constipações e gripes, diabetes, entre outras.... Próxima acção está agendada para o  dia  7.
 

PUBLICADO EM 27 fevereiro 2017

Mais um ano em que a Junta de Freguesia de Castro Marim participou no Carnaval em Altura que tinha como tema a adesão à Comunidade Europeia. Ver Fotos

PUBLICADO EM 25 fevereiro 2017

Ontem , foi dia do grande desfile de Carnaval onde participaram os alunos, os seus encarregados de educação, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas e Sapal Verde, que percorreu a Rua de S. Sebastião em direcção à Praça 1º de Maio, palco de muita animação.
Este dia, serve também para que a Junta de Freguesia apresente aos seus fregueses o carro alegórico que nos representa no Carnaval em Altura.

O Carnaval Infantil, é um evento organizado Agrupamento de Escolas de Castro Marim que conta com o apoio da Junta Freguesia de Castro Marim e da Câmara Municipal.. Ver Fotos

PUBLICADO EM 31 janeiro 2017

Homenagem aos Ex-combatentes do Ultramar

O executivo desta Junta de Freguesia tem a intenção de prestar homenagem aos ex-combatentes do Ultramar, pretendendo para o efeito erguer um monumento na Rua S. Sebastião, junto à escola primária.

Para o efeito, ontem deu entrada um pedido de autorização na Câmara Municipal. Aguardamos que a resposta seja célere e positiva.

PUBLICADO EM: 19 janeiro 2017

Dando cumprimento ao prometido em Assembleia de Freguesia, o espaço Internet da Junta de Freguesia de Castro Marim foi remodelado com novos equipamentos informáticos.

Esta era também uma preocupação já antiga deste executivo, que se insere na vontade de servir cada vez melhor os seus fregueses.

PUBLICADO EM: 06 janeiro 2017

Guiados pela Estrela de Belém, os 3 Reis Magos chegaram a Castro Marim, na já tradicional cavalgada. Assim, dão-se por encerradas as celebrações natalícias da freguesia