PUBLICADO EM: 19 dezembro  2016

A MAGIA DO NATAL NA CASA DO SAL - foi uma tarde muito divertida, onde miúdos e graúdos deliciaram-se com o espectáculo de magia  de um filho da terra, José Ambrósio.

PUBLICADO EM: 12 dezembro 2016

Decorreu ontem a inauguração da Casa do Natal, iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim que já vem marcando o início das celebrações natalícias da freguesia desde 2009. O Pai Natal, percorreu as principais ruas da vila acompanhado pela Banda CastroMarinense Castro Marim , diversos populares e escoltado pela “potência” do Grupo Amigos Motard's Os Piratas Mantendo o cunho inovador que sempre destacou o presépio da Casa do Natal, este ano foi ainda mais arrojado, substituindo o verde das ramagens e do musgo por um manto branco. As 3.500 figuras minuciosamente dispostas por cima de 3 toneladas de sal, criam a ilusão de um cenário de neve. Este sal, o melhor do mundo, que por estes dias tempera o Natal de Castro Marim foi-nos gentilmente oferecido pela firma Mascarenhas & Mascarenhas, Lda.- Construção e Extração de Sal Marinho. As crianças do pré-escolar e EB1 de Castro Marim também contribuíram para a decoração deste espaço, com a elaboração de belos presépios. A Casa do Natal está aberta até ao dia 6 de Janeiro e pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h30- 12h30 e das 14h00-17h30. Domingos das 14h30-18h00. O encerramento das festas desta quadra será no dia 6 de Janeiro com tradicional cavalgada dos Reis Magos que liga Monte Francisco a Castro Marim.

 

PUBLICADO EM: 06 dezembro  2016

No passado domingo visitámos o Castelo de Monsaraz e fomos à feira do Montado.

A Feira do Montado organizada pela Câmara Municipal de Portel que conta já com dezasseis anos de existência. e serve para promover uma das maiores potencialidades do concelho de Portel - o MONTADO

 

PUBLICADO EM: 14 novembro 2016

Na sexta-feira, dia 11, o S. Martinho “passou” por Castro Marim, com diversão e alegria.

Pelo 8º ano consecutivo, a Junta de Freguesia distribuiu castanhas assadas pela população mais nova e organizou um arraial na Praça 1º de Maio, onde se pode provar as castanhas, o vinho, a jeropiga e dar um pezinho de dança ao ritmo do “Grupo +2”.

Um dia para celebrar a nossa tradição e encher de alegria e calor os corações de quem se juntou a nós.

 

PUBLICADO EM: 24 Outubro 2016

No passado sábado, realizou-se no auditório da biblioteca municipal, uma palestra sobre a temática do cancro da mama organizada pela Junta de Freguesia de Castro Marim em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve e inserido na campanha “Outubro Rosa” Foi uma sessão orientada pela Dr.ª Eduarda Francisco, com a participação do público presente, e terminou com um excelente momento musical proporcionado pelo Nelson Ramiro.

PUBLICADO EM: 9 Outubro 2016

No Salão Preto e Prata deste Casino do Estoril assistimos a um grande espetáculo como mais ninguém sabe montar, onde o palco encheu-se de brilho, luz e cor, com magníficos atores, bailarinos e acrobatas “O musical da minha vida”.

Ano em que o autor e encenador comemora os seus 50 anos de carreira, Filipe La Féria conta a sua história, desde a infância passada no Alentejo até à realização dos seus sonhos, suas viagens, e suas paixões pelo cinema, teatro e música.

PUBLICADO EM: 2 Agosto 2016

Á semelhança dos anos anteriores a Junta de Freguesia retoma o serviço "A caminho da Praia", com o objetivo de proporcionar aos fregueses que não têm transporte, a possibilidade de usufruírem das nossas praias.
Em simultâneo, nasce o projeto "Castro Marim + perto" que visa a colmatar a falta de transportes, dando aos fregueses a hipótese de se deslocarem à sede de concelho. Este serviço ocorre nos mesmos dias das deslocações à praia,
Nas localidades não contempladas e sempre que necessário nestes dias, pode requerer o serviço através do telefone

PUBLICADO EM: 9 Julho 2016

Neste, que foi o 2º ano que comemoramos o Dia da Freguesia de Castro Marim relembrámos mais um pouco da nossa história com uma breve intervenção do professor João Pereira que nos elucidou sobre evolução histórica do urbanismo em Castro Marim. Tivemos a oportunidade de ouvir poesia que ilustrou duas visões, separadas na geração, mas unidas no seu amor à nossa terra, na voz do senhor António Salvador e do jovem Ricardo Jerónimo. Ouvimos ainda a boa música, de Ricardo Santos que nos acompanhou ao longo da noite com o seu piano, a bela voz de Elsa Jerónimo que encerrou esta cerimónia com um espetáculo musical e ainda a excelente atuação de Bruno Correia que com o seu saxofone contribuiu para uma calorosa receção dos nossos ilustres convidados.

Procedeu-se à entrega das três distinções a grandes pessoas, que pela sua dedicação, persistência e amor à terra foram se distinguindo ao longo do tempo, tornando-se merecedoras desta humilde homenagem .

Medalha de dedicação atribuída a António Salvador, pessoa que dedica o seu tempo a estudar tudo o que se relaciona com o passado desta terra. A forma eloquente como dela fala levou a que fosse convidado por diversas vezes a participar em programas televisivos, sobre Castro Marim. É uma figura emblemática desta terra, possuidor de uma metodologia minuciosa e uma determinação férrea tendo ao longo do tempo enriquecido o espaço cultural da freguesia, quer com a arte da sua escrita quer com o seu estudo permanente e empenhado sobre a nossa história e, por consequência, sobre todo o nosso património cultural .

Medalha de mérito pertenceu ao Sr. João António Gonçalves Gomes um homem que ao longo dos anos destacou-se pela sua capacidade de mobilização e liderança. em prol da comunidade portuguesa tendo dinamizado o ainda hoje festejado dia do imigrante na cidade Mainz, onde esteve emigrado. Destacou-se também pelo seu empreendedorismo, chegando a ser um dos maiores empregadores do sotavento algarvio. Abraçou a liderança de projetos desportivos desenvolveu e continua a desenvolver projetos e contactos para investimento que num futuro próximo possam ajudar a trazer o crescimento económico à nossa terra.

Medalha de Honra, feita a título póstumo a Francisco Dias Cavaco, O Dr. Dias, reconhecido pela sua dedicação aos mais frágeis da sociedade e pela sua Acão pública pautada pela discrição e serenidade, caracterizado pelo seu alto sentido de dever profissional e a sua grande humanidade, que o fazia sair em auxilio dos doentes tanto de dia como de noite a qualquer hora que fosse chamado. Em 1954 foi nomeado delegado de saúde do Concelho de Vila Real de Santo António e desde logo organizou um núcleo operatório gratuito para pequenas e médias intervenções, que se realizavam todos os sábados no hospital de Vila Real de Santo António, com o apoio da Misericórdia local e abrangendo também o concelho de Castro Marim, evitando deste modo as custosas deslocações e estadias para Faro ou locais mais distantes.
Ver Fotos

PUBLICADO EM: 13 Junho 2016

O grupo de baile Som d'Mais e as marchas populares da Junta Freguesia Castro Marim e da Banda Musical Castromariense animaram a noite de Santo António e encantaram as centenas de pessoas presentes. Ver Fotos

PUBLICADO EM: 10 Junho 2016

10 de Junho- dia de Portugal e de Camões foi o mote para encher a sala do Clube da Junqueira com a «ALMA PORTUGUESA».

As fadistas Ângela Mascarenhas e Danea Branco e os Poetas do Guadiana (António Salvador, Paula Afonso, Maria Ema Sequeira, Carlos Escobar, Ana Solá, Manuel Palma, António Cabrita, Pedro Tavares, Anabela Santos Silva, José Munhoz, Augusto Lourido, Paula Amaro e Sónia Luisa), brindaram-nos com um espetáculo onde a língua portuguesa foi raínha. Ver Fotos

PUBLICADO EM: 23 Maio 2016

A localidade de Monte Francisco teve uma tarde bem animada e muita adrenalina com a realização da I Corrida de Carrinhos de Rolamentos. Uma prova que contou com a organização conjunta desta Junta de Freguesia e o Campesino Rfc, e que teve o apoio logístico da Câmara Municipal. Ver Fotos

PUBLICADO EM: 5 Maio 2016

Numa tentativa de reativar a tradição deste dia Quinta-feira de Ascenção, ou dia da Espiga como popularmente é conhecido, a Junta de Freguesia de Castro Marim, com o apoio do Clube Leões do Sul, organizou uma tarde de convivio em S. Bartolomeu do Sul,que contou com a participação especial do Sr. António Salvador, e terminou com um animado "pezinho de dança". Ver Fotos

PUBLICADO EM: 28 Março 2016

Na tarde de Domingo de Páscoa, realizamos mais um mercadinho PÁSCOA DOCE, para divulgarmos junto da população o melhor que se faz na nossa terra, tais como o mel, a doçaria, o sal entre outros. Este mercadinho foi animado com a musica do grupo "Baila Sons" e com a magnifica atuação do grupo de dança "Slpash".

Á noite, e para terminar com chave d'ouro assistimos ao CONCERTO DE  PÁSCOA, com a nossa Banda Musical Castromarinense, na casa do Sal.

PUBLICADO EM::2 Março 2016

Ontem na Junqueira, realizou-se uma ação de sensibilização sobre INCÊNDIOS E FAIXAS DE GESTÃO COMBUSTÍVEL, orientada pela da Guarda Nacional Republicana, onde se elucidou os presentes acerca das responsabilidades e consequências constantes na legislação, nomeadamente os cuidados a ter na execução das operações de limpeza dos terrenos e as respetivas competências dos proprietários, usufrutuários, ou entidades públicas ou privadas, que a qualquer título os detenham.

PUBLICADO EM: 22 Fevereiro 2016

A Junta de Freguesia de Castro Marim numa parceria com o Campesino Recreativo Futebol Clube, estão a organizar uma prova de corrida de carros de rolamentos, intitulada «I Descida da Rampa do Monte Francisco», que irá decorrer no dia 22 de Maio, na localidade de Monte Francisco.

 

Ficha de inscrição
Regulamento

 

PUBLICADO EM: 8 Fevereiro 2016

Neste fim de semana, a Junta participou novamente no carnaval de Altura, este ano com o tema Disney. Ver fotos

 

 

PUBLICADO EM: 5 Fevereiro 2016

Abertura das festividades carnavalescas em Castro Marim com o desfile dos foliões e “foliõezinhos”, onde participaram os alunos, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas e Sapal Verde, e que contou também com o envolvimento dos encarregados de educação. Este foi um evento organizado pelo referido agrupamento em conjunto com a Junta Freguesia de Castro Marim, e com o apoio da Câmara Municipal, tendo servido igualmente para dar a conhecer aos castromarinenses o carro alegórico que nos vai representar no Carnaval. Ver fotos

 

 

PUBLICADO EM: 6 Janeiro 2016

Como tem sido habitual, no Dia de Reis deram-se como encerradas as celebrações natalícias na nossa freguesia.
A tradicional cavalgada dos Reis Magos que liga Monte Francisco até à Rua 25 de Abril em Castro Marim, realizou-se mais uma vez de forma alegre e entusiástica, terminando com um grande lanche convívio.

A mesma contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, responsável pela eleição dos 3 Reis Magos e dos figurantes desta comemoração. Ver Fotos

 

 

visite-nos

Contacte-nos

Junta de Freguesia de Castro Marim

Rua 25 de Abril, nº14   

8950-122 Castro Marim

Tlf.:281 531 138

Fax:281 531 911

© 2020 by Rita Esteves, created with Wix.com